domingo, 10 de junho de 2012

Dilma desautoriza ministro a falar sobre Código Florestal


A presidente Dilma Rousseff afirmou, por intermédio de sua assessoria, que o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) não está autorizado a falar sobre negociação do Código Florestal.
Ontem, após reunião com a presidente, Mendes admitiu possibilidade de flexibilização do código.
Segundo o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, o tema não foi objeto da audiência realizada ontem no Palácio da Alvorada, onde presidente e ministro discutiram o plano safra que será anunciado no dia 30 de junho.
"O ministro não está autorizado pela presidente a falar sobre negociação sobre Código Florestal", afirmou o porta-voz da Presidência.

AGRICULTURA FAMILIAR

Sobre o Programa


A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas (de acordo com o Artigo 14).
A aquisição de gêneros alimentícios será realizada, sempre que possível, no mesmo município das escolas. Quando o fornecimento não puder ser feito localmente, as escolas poderão complementar a demanda entre agricultores da região, território rural, estado e país, nesta ordem de prioridade.
A nova Lei foi regulamentada pela Resolução nº 38, do Conselho Deliberativo do FNDE, que descreve os procedimentos operacionais que devem ser observados para venda dos produtos oriundos da agricultura familiar às Entidades Executoras (secretarias estaduais de educação e redes federais de educação básica ou suas mantenedoras, que recebem recursos diretamente do FNDE, responsáveis pela execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para saber mais, escreva para alimentacaoescolar@mda.gov.br.

Prefeitura intensifica o trabalho de combate a seca

Limpeza de açude e água nas torneiras são duas importantes ações que vem para amenizar o sofrimento do homem do campo 

A restauração do Açude do Tamanduá, que esta sendo executado através de uma parceria firmada entre a CAR e a Associação dos Moradores de Alagadiço, vem deixando os beneficiados satisfeitos. As obras estão avançando e já foi executada mais de 30% do projeto e a limpeza da aguada era uma promessa do Prefeito Ubaldino Amaral, que empenhou muito esforço e contou com o apoio do Deputado Mário Negromonte Junior, ambos do PP, para angariar a aprovação do projeto elaborado pela Associação junto ao FUMAC.
Após 07 dias tirando o material que ocupava o leito do açude, é visível a dimensão da quantidade de terras acumulado no espaço feito para represar águas. Já foram tirados mais de 11.500m³ de terra, por meio de 1.880 caçambadas que saíram de dentro da represa. Convertendo em água, esse volume extraído é o suficiente para abastecer, pela rede da Embasa, todo o município de Valente por 08 dias ininterruptos.

As obras foram iniciadas no dia 31 de abril após a chegada das maquinas e caçambas que logo iniciaram os serviços de restauração da que, no passado, foi uma das principais fontes hídricas para o abastecimento dos municípios de Valente e São Domingos.
O município vem passando por sérias dificuldades com a seca, considerada a maior dos últimos cinquenta anos e Ubaldino Amaral comemora a conclusão do sistema de abastecimento d’água da região de Cipó de Leite, Varginha de Dentro e parte de Vargem Grande, beneficiando mais de 300 famílias. O prefeito destaca o empenho de sua equipe, em parceria com a Embasa, para atender a reivindicação dos moradores daquela região.
Conforme relato de diretores da Associação de Cipó de Leite, cerca de 50% das residências que seriam beneficiadas com a conquista do Governo de Parcerias, já recebem a água tratada em suas torneiras e o trabalho continua em ritmo acelerado, pela equipe da Embasa, e nos próximos dias deve concluir a ligação do restante dos domicílios.
Ubaldino, ao ser informado do estado da obra, se sentiu lisonjeado e realizado, pela implantação de mais essa grande obra de água no município, mais de 300 famílias serão beneficiadas, com a implantação de mais de 15.000 metros de tubulação. Ele disse também que essa conquista lhe deixou muito feliz, e a cada dia tem recebido o “muito obrigado” dos moradores e isto é gratificante por saber que proporcionou algo de bom e realizou um sonho de tanta gente, melhorando a qualidade de vida e motivando centenas de pessoas a permanecerem vivendo bem na zona rural.
O atual presidente da Associação de Varginha de Dentro, Antônio Carlos, salienta que os moradores destas comunidades beneficiadas estão gratificados pelo empenho do prefeito e sua equipe, pois este é um sonho de muito tempo que vai se tornar realidade mudando a qualidade de vida de todos que ali residem.
Já o presidente da Associação de Cipó de Leite, Jair, agradece a todos que se empenharam para essa conquista e falou da luta travada por ele e demais membros da associação para a chegada do benefício, que chega pra mudar a vida de muita gente que ali reside, luta essa que desde 2009 a associação tem buscado com muito suor e agora vai se tornar realidade. Jair finalizou criticando aqueles que nada fazem, e que, quando os benefícios chegam, aparecem para ser o “pai da criança”.
fonte cn