sexta-feira, 15 de junho de 2007

Cafeteira ameaça deixar relatoria se votação for adiada

O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) relator do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, no Conselho de Ética, afirmou hoje que entregará o cargo se os integrantes da comissão adiarem a votação de seu parecer para a próxima terça-feira, como defendem vários conselheiros. O próprio Renan pediu que fosse suspensa a votação hoje, segundo relato do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), um dos principais aliados de Renan, embora não seja integrante do colegiado."Não vou ficar desmoralizado. O meu parecer foi com base no que encontrei nos autos. Na hora que fizer isso (concordar com o adiamento) está criado um problema para mim", afirmou Cafeteira. A votação do parecer estava prevista para hoje, mas diante de novas denúncias de utilização de notas frias para comprovar fonte de renda de Renan, boa parte dos integrantes do Conselho defende o exame da documentação por uma perícia e a votação da representação contra Renan, na terça-feira. O parecer de Cafeteira é pelo arquivamento do processo, mesmo diante das novas acusações.
Transcrito da atarde oline

Marta Suplicy


Brasília - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou hoje (15), em entrevista a emissoras de rádios parceiras da Radiobrás, que ficou “arrasada” por ter dito a frase “Relaxa e goza, porque depois você esquece todos os transtornos”, referindo-se aos problemas enfrentados por passageiros nos aeroportos. A frase foi dita na última quarta-feira (13), depois do lançamento do Plano Nacional de Turismo 2007-2010.
“Fiquei muito triste com a frase, arrasada, porque a frase não condiz com o pensamento que eu estava no momento, que era exatamente de dizer para as pessoas não desistirem de viajar por causa do que estava acontecendo nos aeroportos. E foi uma frase infeliz, que me deixou tristíssima”, afirmou.
Ela voltou a se desculpar e disse que respeita parlamentares da oposição que fizeram comentários sobre a frase. “A gente tem que ter respeito pela oposição e eles têm direito de fazer os comentários que desejam”, acrescentou.Ontem (14), o deputado Vic Pires (DEM-PA) apresentou requerimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, na Câmara, para convocação da ministra do Turismo. O pedido deve ser votado na próxima semana.O deputado afirmou que Marta precisa “esclarecer o que está fazendo de bom no ministério”. E completou: “É de fundamental importância a presença da senhora Marta Suplicy para explicar por que tem proposto de forma jocosa e irônica calma aos passageiros que têm visto suas vidas colocadas em xeque, quer pela falta de dignidade no tratamento que recebem, quer pelo risco que têm corrido diante da fragilidade do sistema aeroviário”.No dia 13, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, divulgou nota pedindo desculpa aos turistas e a todos os brasileiros pela frase